sábado, 4 de dezembro de 2010

PARALAMAS X UB-40: ESSE JOGO NÃO É UM A UM

Paralamas e UB40 repetiram algumas vezes nos palcos o duelo entre criador e criatura que costuma ocorrer no gramados de futebol entre Brasil e Inglaterra. Assim como na disputa do ludpédio, a criatura aqui dá de goleada nos criadores.

Pode-se até arriscar-se a dizer que o UB40 é para a música britânica, o que Os Paralamas foram para a música brasileira. O UB40, criado em 1978, é uma banda que apresentava fortes influências do reggae e da chamada "world music", assim como Os Paralamas. "Red, Red Wine", por exemplo, que chegou ao número 1 da parada britânica, bebe descaradamente no dub/reggae jamaicano. O sucesso mundial deste "approach" musical se refletiu no Brasil na aceitação dos Paralamas pelo público tupiniquim.

Os caminhos dos caras de Birmingham se cruzaram diversas vezes com os dos carinhas de Brasília. Em 07 de janeiro de 1988, ocorreu a segunda noite do primeiro Hollywood Rock, no Rio Janeiro. No palco, Paralamas do Sucesso, UB40 e Simple Minds. Era uma noite recheada de rock-reggae-roots. Paralamas e UB40 encerraram a noite cantando juntos "Sing your own song" após Os Paralamas terem feito um show que chegou a incluir um cover de "Whole Lotta Love" do Led Zeppelin. Na letra da canção que dividiram, a banda inglesa faz uma apologia contra o Apartheid e tradicionalmente chamava ao palco uma banda local reprsentando a integração e a proposta da letra de que cada povo do mundo pudesse chegar ao poder cantando a sua própria canção, sem ter que cantar a música de quem o oprimia e dominava.

Os membros dos Paralamas eram fãs da banda inglesa mas quando estiveram na Inglaterra, Herbert tentou falar com Ali Campbell mas foi desprezado pelo ídolo. Apesar disso, a apresentação conjuntaa rolou sme maiores estresses já que a admiração dos Paralamas pelos caras era conhecida: no V, o vídeo (vide post anterior), durante um ensaio, Os Paralamas tocam "Sing your own song en passant e às decepção seguiu-se uma vingança dentro dos gramados, ou melhor, dentro dos palcos.

Devido à semelhança de estilos, Paralamas e UB40 apareceriam juntos novamente em um mesmo placo em 1994. Foi na perna sul-americana de uma nova turnê dos ingleses, que passaria por Rio de Janeiro, Lima (Peru), Santiago (Chile) e Buenos Aires (Argentina). O palco era dividido mas não havia entrosamento fora das "quatro linhas" e o que era para ser uma parceria acabou em rivalidade. Jogando em casa, no Rio, Os Paralamas cummpriram uma regra do jogo e não fizeram um "bis" de seu show já que os ingleses temiam que houvesse algum dano ao seu set-up de palco. Como se atrasaram para a partida, pediram para que Os Paralamas dessem mais uma canjinha. Os Paralamas se viraram e disseram Não. O show do UB40 demorou a começar e teve gosto de café frio. Depois, no Chile, o UB40 se recusou a entrar em campo e Os Paralamas gastaram a bola sozinhos em campo. Quando o tour conjunto chegou a Buenos Aires, Os Paralamas que vinha treinando com mais afinco, puseram abaixo o Monumental de Nuñez. Mais uma vez, o UB40 se atrapalhou com o excesso de firulas e saiu de campo derrotado.

Assim como nos gramados das Copas do Mundo, os ingleses não chegaram nem perto de bater os brasileiros no palco. Esse jogo não podia ser mesmo Um a Um. Mas o gol de placa dos Paralamas, veio em 30 julho de 2002. No hoje finado Ballroom, Herbert, Bi e João tocaram juntos ao vivo, com platéia, pela primeira vez após o acidente de Herbert, numa canja dada durante um show do Reggae B. A volta dos
Paralamas ao palco teve "A novidade", "Meu erro", "O calibre" (até inédita) e 2 jogadas do futebol musical inglês do UB40 que eles sempre adminiraram: "All I want to Do" e "Cherry, oh baby". O futebol musical moderno, em cima dos palcos, não pode prescindir do que fizeram os craques da pelota. Mas contra esses marrentinhos daí que vêm e fora e mal ganharam uma Copa do Mundo. nos Paralamas tocando "their own songs" é que eu aposto. Eles é que são os craques da pelota.

0 comentários:

Créditos

Template: Our Blogger Templates
Fontes: Tipografia Artesanal Urbana

Licença Livre

Creative Commons License

  © Blogger templates 'Sunshine' by Ourblogtemplates.com 2008

Back to TOP